segunda-feira, 13 de julho de 2009

Parabéns




Duas das nossas seis freguesias estão de parabéns, fizeram 12 anos de existência.

É interessante ver como localidades tão próximas, conseguem estar tão distantes, em tantos aspectos.

Nos últimos 12 anos vimos nascer um Centro de Saúde em Massamá, bem como uma Esquadra de Polícia, vimos Parques Urbanos serem requalificados e montes transformarem-se em bairros de forma minimamente harmoniosa.
Massamá soube atrair o investimento, dado que é bem mais do que uma freguesia dormitório, apresentando, para além da extensa zona industrial, uma imensidão de espaços comerciais e de diversão nocturna.

Mesmo ao lado, a vizinha Monte Abraão não teve a mesma sorte. Os últimos anos não trouxeram novos equipamentos a esta freguesia, mantendo-se a mesma quase inalterada em número de estruturas, associações, espaços comerciais, etc. O que não quer dizer que não tenha crescido, dado que o número de habitantes aumentou, bem como a criminalidade, aliás.
É de louvar, no entanto, o esforço que tem vindo a ser desenvolvido em acção social, uma prioridade do actual executivo (ao contrário do que acontece em Queluz, infelizmente) e que tem compensado.
Por último, gostaria de lembrar a existência do importante mas esquecido património histórico nesta freguesia.

5 comentários:

  1. É verdade! Massamá tem beneficiado de todo o apoio do actual Executivo camarário, ao contrário de Monte Abraão. Tudo o que tem sido feito em Monte Abraão deve-se, única e exclusivamente, ao esforço desenvolvido pelos autarcas da Freguesia. O nº de habitantes aumentou e as associações também. Foi criada a ARPIMA, a Banda Filarmónica Nª Sª da Fé, a Orquestra Juvenil Heróis da Música, o Grupo Coral Flores do Monte, do Centro de Convívio de Nª Sª da Fé, o Grupo Coral da ARPIMA, etc. Todas estas associações são apoiadas pela JFMA. Se este apoio fosse retirado, não havia forma de sobreviverem, pois os outros apoios ou são inexistentes, ou insuficientes. Apesar de tudo, Monte Abraão é uma Freguesia onde dá gosto viver.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não fizeram o projecto do novo Centro de Saúde do Centro de Queluz, que já foi questionado pelo Grupo Parlamentar do PSD nem sabe-se a nova localização. Só lamento que o Ministério da Saúde tenha defenido a Sede do Centro de Saúde de Queluz (que abrange as três freguesias civis) fique localizada na Freguesia do Monte Abraão quando deveria ser em Queluz (inicialmente a sede da antiga freguesia de Queluz que estava incluido Massamá e Monte Abraão). Vamos aguardar decisões do Ministério da Saúde nesse sentido...
    É de louvar não só a estas duas freguesias, mas também à Freguesia de Casal de Cambra que con persistência e também devido ao seu crescimento populacional foram desmembrados da Freguesia de Belas.
    Agora estaria em bom momento de Queluz ser Sede de Concelho mas para isso teria de haver uma nova reeorganização administrativa do país.

    ResponderEliminar
  3. A JS Queluz responde a este texto da JSD Queluz, através do seu blog... http://jsqueluz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Também é preciso lembrar que, ao contrário de outras freguesias do concelho, a freguesia de Monte Abraão obtém avultadas receitas provenientes da Feira de Queluz, da mesma forma que a freguesia de Queluz obtém receitas do cemitério. Isso, a juntar ao facto de Monte Abraão ser uma das freguesias do concelho com maior densidade populacional, faz com que, comparativamente com outras, seja daquelas com maiores receitas, o que não significou uma melhoria significativa na qualidade de vida dos seus fregueses.

    ResponderEliminar
  5. Considero que estas freguesias têm sobrevivido como podem... têm moradores com iniciativa e isso verifica-se.

    Eu penso que em vez de estarmos aqui a discutir qual a melhor, qual a que tem menos ou mais apoio, deveria sim discutir-se a existência de um Concelho de Queluz. Eu sei que essa ideia não é do agrado do comentador de futebol e do residente de carnide... gostava de saber o que pensa o PS acerca do assunto.

    ResponderEliminar