quarta-feira, 15 de julho de 2009

A "VILA" DE CASAL DE CAMBRA

No dia 12 de Junho de 2009 foi aprovado em Assembleia da Republica o Projecto de Lei 695/X/4ª de 24 de Março de 2009, o qual propõe a elevação da Povoação de Casal de Cambra a VILA.
Não obstante da mesma reunir todas as condições necessárias para esta "promoção", algumas questões se impoem:
Em Primeiro Lugar e sendo eu habitante de Casal de Cambra à 29 anos, logo conhecedor da realidade desta localidade, pergunto-me o porquê de só agora surgir esta "elevação a vila"?
O que terá este ano em especial?
Será por ser ano de eleições?
Outra das situaçoes que me deixou com alguma estupfacção foi o facto de, imediatamente após a aprovação daquele Projecto de Lei por parte da Assembleia da Republica, a nossa Junta de Freguesia publicou no seu site esta noticia como dado assumido e em vigor no ordenamento jurídico.
Mais, de imediato no Simbolo Heráldico constante na Bandeira da Freguesia de Casal de Cambra passou a constar a seguinte inscrição: "VILA DE CASAL DE CAMBRA".
Ora bem meus amigos eu pergunto-me:
Será que este Projecto de Lei ora aprovado pela Assembleia da Republica não carece de Promulgação por parte do Presidente da Republica?
Será que o respectivo Diploma não deveria ser de seguida publicado em Diário da Republica?
Terão sido porventura eliminados estes procedimentos pelo Programa de Simplificação "SIMPLEX" do nosso ilustre Governo?
Pois a razão é simples meus amigos: A Junta de Freguesia de Casal de Cambra, liderada por um executivo do Partido Socialista está a usar descaradamente esta situação como "Bandeira Eleitoral" custe a quem custar, doa a quem doer, nem que para tal seja necessário ignorar uns "meros formalismos legais" que por acaso a não existirem implicam tão somente a inexistência do Diploma e consequentemente o não reconhecimento legal da elevação de Casal de Cambra a Vila.
Em Suma, parece-nos a nós que o pensamento de algumas pessoas é que em politica vale tudo e que todas as "armas" são poucas para arrecadar votos, nem que para tal seja preciso "enganar" a população.
No fundo uma coisa serve de consolo. O PSD com a sua Politica de Verdade não faria nem fará uma situação destas pois os argumentos por nós utilizados baseiam-se em realidades assumidas e concretas e não em factos oportunistas e pouco transparentes.

4 comentários:

  1. Onde está a noticia no site da Junta? Não encontro.
    http://www.jf-casalcambra.pt/


    A Heraldica continua inalterada:
    http://www.jf-casalcambra.pt/conteudos/templates/Estrutura.asp?articleid=121&zoneid=8&z=8&sz=&n=1



    Por curiosidade, quais são as fontes de informação que estão a utilizar para as vossas afirmações?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo terá que procurar melhor.
    No que respeita à noticia, provavelmente já a terão substituido por uma mais recente ou, qui ça, retiraram-na por se terem apercebido do erro de antecipação.
    No que respeita à Heraldica eu não disse que a mesma tinha sido alterada mas sim a inscrição que consta por baixo. (anteriromente Casal de Cambra, agora Vila de Casal de Cambra)
    Mais ainda, na anterior Assembleia de Freguesia, os documentos distribuidos aos deputados já continham a inscrição que eu referi (disponho de um original para que não reste dúvidas).
    Por último e no que toca às fontes de informação utilizadas, as mesmas não podiam ser mais reais. A fonte chama-se conhecimento pessoal.
    Cumprimentos Sociais Democratas

    ResponderEliminar
  3. Ja agora e em jeito de achega, queira o caro leitor ver o seguinte site só mesmo a titulo de curiosidade: http://www.jf-casalcambra.pt/conteudos/templates/Noticias.asp?articleid=892&zoneid=19&z=13&sz=19&n=2

    ResponderEliminar
  4. Vou em breve viver para Casal de Cambra e não conheço a actual situação politica da que à de Vila.
    Mas este tipo de manobras parece realmente ser de pessoas que como bandeira eleitoral não tem mais nada para apresentar de obras feitas.

    Esperemos para ver como os nossos colegas social democratas irão responder, se com uma abordagem de mesquinhice de quem não tem mais nada para apontar ou se com uma oposição séria e mostrando à comunidade o mau trabalho feito por quem lá esta (se o tiver havido ;)).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar