sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Centro de Saúde em Almargem do Bispo



Ontem dia 25 de Fevereiro fui à minha primeira Assembleia Municipal para observar os trabalhos.


Cheguei ao Palácio de Valenças por volta das 21:10 acompanhado de um grande amigo e camarada mais conhecedor daquelas andanças :).


Quando chegamos já tinha começado os trabalhos da Assembleia, com os Munícipes que se tinham inscrito a fazer uso da palavra para a Assembleia.


Quem falava na altura (Srª Conceição Reis) abordava o assunto que me interessava directamente e dá assunto a este post, o fecho das extensões do Centro de Saúde de Pêro Pinheiro na freguesia de Almargem do Bispo (AB). Expressou e bem as preocupações dos fregueses sobre este já velho ponto. É que AB (assim como Sabugo e Negrais (este forma diferente) ) têm uma extensão de saúde acomodada em habitação não adequada para o efeito, que no caso particular de AB era uma situação provisória à quase 30 anos atrás que se arrastou até hoje.


Respondendo a esta Munícipe o Sr. Fernando Seara assegurou que as extensões não irão fechar (pelo menos de momento), sobre a possível construção de um futuro centro em AB, em terreno cedido pela JFAB, continua a mostrar-se contra como sempre foi, tendo o cuidado de referenciar este ponto mais do que uma vez. Dizem que AB não está esquecido e sim adiado (palavras do Sr. vereador Marco Almeida), agora pergunto: "Trinta anos de adiamento em investimento na área de saúde não chega?". AB não tem menos de 10.000 habitantes na maior freguesia do concelho porque quer, mas sim porque não são permitidas as condições de crescer.


Ex: Eu como outros fregueses não consigo licenciamento para fazer casa (seja esta uni ou multi familiar) em terrenos que tenho em AB devido a serem REN ou RAN, mas querem apostar que terrenos camarários nas mesmas condições podem levar habitação social descabida um pouco ao exemplo de Casal de Cambra à uns anos atrás? A que me obriga isto? A que tenha de procurar habitação própria noutra freguesia. Ficando a população cada vez mais idosa pois eu e os meus futuros filhos, assim como muitos fregueses não iremos viver na freguesia. Este fenomeno já decorre à vários anos e cada vez está pior.


Sem grandes fábricas, escolas adequadas, semi saneamento básico, condições de saúde e PDM desactualizado e actualizado conforme certos lobbies corre AB o risco de envelhecimento e “desertificação” e somente a 25km de uma capital europeia.


ps:não chamo Doutor ao Sr. Fernando Seara porque duvido que ele tenha um doutoramento :) e não sou amigo da semântica que em Portugal se usa de chamar Doutor a todas as pessoas que são licenciadas ou exercem cargos importantes.

2 comentários:

  1. António convém explicar porque me chamas "camarada" :P - Ambos fizemos a tropa juntos no longinquo ano de 86, por terras da "toca da raposa". LOOL

    Quanto ao resto, duas notas:

    1) Espero que tenhas gostado da sessão da AM de ontem. Há sempre umas mais animadas que outras, mas sem dúvida que é um forum a acompanhar, pela sua importância local.

    2) A Unidade de Saúde Familiar é vital para o futuro da Freg. de Almargem do Bispo. Sem um posto médico e sem acessos até este, a população ficará refém dos transportes privados e da oferta de serviços de saúde, que se encontram seguramente a mais de 15km das fronteiras da freguesia.

    Mais do que tudo é uma questão de direitos e de cidadania. E o Poder Local existe, para servir os municípes.

    ResponderEliminar
  2. 1º - Gostei sim, 2ª feira se possível comento o que achei do resto da Assembleia.

    2º- Sem dúvida que é essencial.

    3º- Não sei se serve como deve, mas não é só a CMS... Nem tem a ver com cores partidárias, em certos casos é mesmo a máquina que está desactualizada e não funcional...

    ResponderEliminar