segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ele há cousas


O Sr. Alberto João Jardim lembrou um assunto desconfortável para muita gente. Se é verdade que a "legalização" da "direita" ou a "proibição" da esquerda não dizem respeito directamente a partidos de centro, como é o caso do PSD, também é verdade que, tendo em conta que a social democracia defende a igualdade entre todos, deveria ser obrigada a pronunciar-se sobre esta questão.
Contextos históricos à parte, a única justificação para a proibição de qualquer corrente ideológica no nosso país de direito é a mesma poder representar uma ameaça à democracia. Ora, tanto a extrema esquerda como a extrema direita redundam inevitavelmente em ditadura, ou não? É facto que em Portugal, a única forma de ditadura que conhecemos posterior à Implantação da República foi de direita, o que não exclui o conhecimento de realidades internacionais que nos mostram bem a ameaça adjacente à extrema esquerda. Deveremos, enquanto cidadãos responsáveis, ignorar isso?
É claro que podemos sempre parar de tratar os eleitores como intelectualmente incapazes, liberalizar ambas as correntes e deixar que a massa cinzenta dos portugueses trate do resto... Porque trata, mesmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário