segunda-feira, 6 de julho de 2009

Resposta à carta aberta à JS de Rio de Mouro

Caros leitores vamos a ver se nos entendemos...

Como Presidente da Mesa da Secção da JSD Queluz aqui vai a resposta ao post colocado pela JS de Rio de Mouro no passado dia 6 de Julho.

O Direito à Resposta que escrevi em post anterior, foi uma forma de poder justificar o real descontentamento dos Portugueses, o qual a JS de Rio de Mouro não deve ter ouvido. Como se sabe, a política de verdade está a ser um pouco esquecida pela maioria Socialista. Para quem achou que foi uma carga de insultos o que eu escrevi, então lamento que a JS de Rio de Mouro tenha a atitude repugnante em me ter acusado, a mim pessoalmente, de «beirão que vive em Lisboa».
Nas últimas horas, verificamos uma toma de atitude por parte do Partido Socialista que achamos correcta, os candidatos a Eleições Autárquicas não podem concorrer às Eleições Legislativas. Isto sim é a verdadeira democracia que aplaudimos pela atitude, o que lamentamos é que não tenham feito isso com as Europeias...
Como Presidente da Mesa da Secção, foi mais repudiante a JS de Rio de Mouro ter achado que o nosso blog é insultuoso quando o que queremos é que se fale verdade aos eleitores. O Centro de Decisão Política está nos eleitores! Mas ficamos contentes que no Concelho de Sintra haja Juventudes partidárias, como o caso da JS de Rio de Mouro, em actividade. Com a presença da JS de Rio de Mouro ficamos a perceber que, de facto, existem grupos políticos locais a darem a cara, não só pelo seu partido como pelas suas ideias. Mas não podemos deixar de sentir o clima de desconforto que o país atravessa.
Pessoalmente, convivo com pessoas dos diversos quadrantes políticos e correntes de opinião, tenho amigos do PCP, do próprio PS, também do CDS/PP e do BE pelo que estou aqui para ouvir as pessoas, não para criticar sem fundamento. Tudo o que tenho escrito no direito à resposta foi uma forma de analisar, com dados fundamentados, o que tem sido a Governação Camarária Socialista e a Governação Camarária Social Democrata em Sintra. No entender da JS de Rio de Mouro, foi insultuoso mas na minha óptica é «pôr o dedo na ferida». Os exemplos dados no direito à resposta, são exemplos nítidos do que foi prometido e não foi cumprido quando a Dra. Edite Estrela esteve na Câmara Municipal de Sintra. Agora, se a JS de Rio de Mouro não aceita e não admite os erros é porque se acha prefeccionista e remeto-me ao silêncio. Errar é humano mas não aceitar os erros cometidos é a mesma coisa que achar que o que foi feito está bem.
Quanto à questão da falta de trabalhos (ou de empregos se querem chamar) é uma forma de atenuar a criminalidade. Não são teorias revolucionárias, são situações reais que são analisadas. Hoje em dia, lemos e ouvimos muitas notícias sobre criminalidade, então quem rouba está a fazer o quê? Está enriquecer com a riqueza dos outros ou uma forma de sobre vivência? Deixo isso para a consciência de cada um.
O Alargamento do IC19 foi uma promessa muito debatida ao longo dos anos, mesmo na gestão camarária da Dra. Edite Estrela, mas ela não alargou porquê? Falam das variantes, onde está o IC16 que foi prometido pela Dra. Edite Estrela, publicado na revista municipal durante o seu mandato? Quanto a isso ficamos sem resposta...
Relativamente às propostas eleitorais que são sufragadas pelos eleitores em campanha eleitoral, alguma vez elas foram cumpridas? Desde que o Eng. António Guterres anunciou que estava a viver «num mar pantanoso» ficámos logo a perceber que algo estaria errado no nosso Estado. Durão Barroso não pôde cumprir tudo porque a conjuntura não o permitiu. Mas o mais grave de tudo é que quando o Sr. José Sócrates venceu as eleições Legislativas de 2005 prometeu que não ia aumentar os impostos. E sabem qual foi a realidade dos factos? Aumentou o IVA em 2% e depois reduziu 1% e criticou as receitas extra ordinárias que a Dra. Manuela Ferreira Leite arrecadou durante o seu mandato como Ministra das Finanças, o que foi aplaudido pela Comissão Europeia de então. O que tem a dizer a JS de Rio de Mouro sobre isto? Até agora nada!...
O Dr. Seara pode ter todos os defeitos mas também tem qualidades. Agradecíamos que a JS de Rio de Mouro pudesse demonstrar pontos positivos no Dr. Seara. Eu já mencionei que a Dra. Ana Gomes foi uma boa embaixadora na Indonésia, o que louvamos. A JS de Rio de Mouro apenas manifesta aspectos negativos nos outros?... Ficamos a aguardar uma opinião...
Lamento que a JS de Rio de Mouro se tenha ofendido com acusações mas estas referem-se a decisões mal tomadas que sucessivamente têm sido feitas. E quanto à emigração e ao racismo, deixo aqui a nossa tomada de posição, condenamos o racismo e a discriminaçãos dos cidadãos emigrantes que vêm para Portugal. Mas não acham que já chega de receber emigrantes? O CDS/PP tem uma proposta sobre politica de emigração que me parece um pouco lúcido e consciente.
Com a crise económica mundial, estamos a receber novamente os Portugueses que emigraram para ter uma vida melhor mas será que podemos continuar a receber mais pessoas para além dos nossos Portugueses? A nossa taxa de desemprego é alta e queremos que ela aumente mais?
O que tem a dizer a JS de Rio de Mouro à luta dos professores e à indisciplina dos alunos? Será que estamos a ser justos tanto para os professores como para os alunos?...
Eu pessoalmente, apoio algumas propostas que tenho ouvido por parte do PS sobre alguns temas mas deveríamos debruçar-nos sobre os assuntos "mais sociais" e em dois pontos que estão a causar a tensão social que vivemos: O Desemprego e a Economia do País.

Como autor do direito à resposta, peço as minhas sinceras desculpas se fui incorrecto mas o que queremos é sentarmo-nos todos à mesa e levar o nosso país, e o nosso município também, para um bom caminho! Mas também ficarei a aguardar um pedido de desculpas pelas palavras grosseiras que foram escritas pela JS de Rio de Mouro porque a Democracia faz-se de pessoas e não de números.
Deixo aqui uma ideia para que, tanto a JSD Queluz, como todas as juventudes partidárias, sejam elas da JSD como da JS (atenção que está aberto à JP, à JCP, à Juventude do BE e às demais associações juvenis), nos reunamos a debater ideias na mesma mesa. Se calhar a Democracia fica a ganhar. Também deveríamos abrir uma janela de oportunidade aos que não estão associados a nenhuma juventude partidária, só assim é que podemos ajudar mutuamente os nossos jovens que, como eu, são resistentes e orgulham-se de serem Portugueses. Citando uma frase interessante, «Portugal é dos Portugueses!»


O Presidente da Mesa da Secção da JSD de Queluz.

Sem comentários:

Enviar um comentário