sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Anta do Monte Abraão...


A anta do Monte Abraão é um monumento funerário constituído por “uma câmara com 3.6 metros de diâmetro, assente directamente na rocha, e da qual restam seis esteios e o chapéu, há muito tempo caído, e um corredor com 2 metros de largura e 8 de comprimento, orientado a Este”. Trata-se, nada mais, nada menos, do dólmen melhor conservado de toda a região sintrense.
À partida, este seria um motivo de orgulho para a freguesia, já que faz até parte integrante do seu brasão.
Mas não! A JSD Queluz quis ver de perto este famoso marco histórico e tirou as suas conclusões.
Para começar, encontrar o dólmen não é tarefa fácil. As placas indicativas são poucas e encontram-se espalhadas um pouco por toda a freguesia. O trilho para a anta encontra-se, portanto, “escondido” atrás de edifícios altos.
Como se pode ver na imagem, chegar à anta propriamente dita acarreta risco de contaminação por “piolhos”. O tal trilho de que falávamos é em terra batida e está sujo, cheio de ervas e lixo. A menos de 50 metros do histórico local pode-se encontrar uma zona de despejo de entulho que torna a envolvente ainda mais feia.
De facto, nem só de acção social “vive o homem”; de cultura também! Fica a questão. Qual o projecto (se é que o há) para este importante monumento, tão perto de nós.

3 comentários:

  1. Com este texto, tentam os PSD's, mais uma vez, atirar areia para os olhos da população.
    Caso não saiba a criadora desse mesmo texto, a Anta de Monte Abraão, infelizmente, está na área gerida pela Junta de Freguesia de Belas e não na de Monte Abraão, como querem fazer crer. Mas, independentemente da Freguesia onde está inserida a Anta, lamentamos o desprezo que a Câmara Municipal de Sintra dedica àquele monumento e a toda a área envolvente.
    A César o que é de César!

    ResponderEliminar
  2. Tenha paciência mas o que se critica é o acesso, que se efectua através da freguesia do Monte Abraão.

    ResponderEliminar
  3. Também o acesso está na Freguesia de Belas. A Freguesia de Monte Abraão vai até à estrada alcatroada. A partir daí...é Belas. Mas estando assim tão mau, mesmo que fosse em Monte Abraão,a responsabilidade continua a ser da Câmara Municipal de Sintra, gerida por PSD's.

    ResponderEliminar