quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Centro Lúdico em Massamá






A freguesia de Massamá é, sem dúvida, uma das mais jovens da jovem cidade de Queluz. Assim sendo, um centro lúdico com objectivos educacionais e recreativos, mais do que justificado, é necessário.

A obra iniciada em 2006 e que esteve parada devido à falência do empreiteiro responsável, será retomada pela Câmara Municipal de Sintra, já em Janeiro próximo.

O edifício disporá de três pisos com salas polivalentes onde se poderão desenvolver actividades ligadas à pintura, teatro, escultura e informática. Prevê-se também a construção de um auditório com capacidade para cerca de 90 pessoas, um atrium para exposições e uma cafetaria. Trata-se de 750 m2 inteiramente dedicados à vertente social.

Para o exterior do edifício está planeado um parque urbano onde se poderão realizar actividades ao ar livre.

As grandes obras de fundo podem, muitas vezes, ser atrasadas por questões burocráticas, mas não falham.

3 comentários:

  1. «A obra iniciada em 2006 »

    Este dado está errado. A obra começou em Agosto de 2005, como pode verificar aqui.

    «As grandes obras de fundo podem, muitas vezes, ser atrasadas por questões burocráticas, mas não falham. »

    Aproveito também para relembrar que este atraso nada teve a ver com burocracias, como explicado no anterior link.

    ResponderEliminar
  2. O tal link "explicativo" vai dar ao seu blogue pessoal. LOL

    ResponderEliminar
  3. Sim, e então? Não estão lá explicações adicionais?

    «Corria o mês de Agosto de 2005. Uma das típicas obras pré-eleitorais, o futuro Centro Lúdico de Massamá, estava nitidamente atrasada para as autárquicas que se avizinhavam, a 9 de Outubro. Trabalhou-se aos fins-de-semana e em horário nocturno, tendo sido possível erguer o edifício. No dia das eleições já estava pintado, antevendo breve conclusão, mesmo que ainda não tivesse portas nem janelas. As eleições passaram e a obra não avançou mais.

    Recentemente, já neste ano, a Câmara Municipal de Sintra deliberou rescindir a Empreitada de Execução do Centro Lúdico de Massamá, incluindo a elaboração dos Projectos das Especialidades, que havia sido adjudicada à Empresa Nascimento Construções, S.A. Consta que a empresa faliu. Decidiu, ainda, pela abertura dum concurso público para a “Empreitada de Execução do Centro Lúdico de Massamá”. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

    Chegado aqui, talvez pense o leitor que o atraso se terá devido à falência do empreiteiro. Há, no entanto, a notar que o empreiteiro não terá falido no dia seguinte às eleições! Além disso, atendendo às datas planeadas para o início e fim da obra e atendendo ao modus opererandi dos nossos políticos, é de presumir que o início da obra foi planeado para que se visse algo feito no dia das eleições mas sem que esta estivesse concluída: obra para inglês ver e sem se ter que gastar o dinheiro que não se tivesse.»

    ResponderEliminar