sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Lei da Oferta e da Procura


Nasci depois do 25 de Abril. Custa-me sequer conceber que o afastamento da Manuela Moura Guedes da TVI se prenda com influências políticas.

Não obstante, a Prisa é, antes de mais, um grupo económico privado, cujo único interesse é a obtenção de lucro.

Para os canais privados de televisão, como é o caso da TVI, a maior fonte de receita é a publicidade. A venda de espaço publicitário, bem como o seu preço, é directamente proporcional às audiências do canal e horário. Assim sendo, e considerando que o Jornal Nacional de sexta-feira com a Manuela Moura Guedes sempre apresentou elevados níveis de audiência, não se compreende que a decisão seja económica. Simplesmente não faz sentido!

O que sobra? Motivos pessoais ou motivos políticos. Nunca acreditei em coincidências. Semanas após a afirmação do Primeiro Ministro de que o Jornal da TVI era "uma caça ao homem", Moniz e Moura Guedes saem?! As pessoas que transformaram a TVI na estação televisiva com maior audiência?! Homogeneização?!

7 comentários:

  1. Provavelmente iremos saber qual o motivo que levou à sua saída, não me parece que tenha sido exercida qualquer pressão política, embora por vezes os media tendam a sofrer influências políticas que condicionam a verdadeira liberdade de expressão. Certamente terá motivo, seja por opção e profissional, não nos cabe a nós precisar isso, se houver alguma irregularidade certamente iremos saber.

    Fico feliz com a notícia, por saber que entrará "sangue novo" em detrimento da sua saída. É uma senhora que merece todo o respeito pelo seu trabalho e dedicação ao jornalismo, contudo parece-me que, nos últimos tempos foi direccionada para um tipo de jornalismo brejeiro e sensacionalista, que em nada contribuí para uma melhoria da informação e jornalismo nacional. Dêem oportunidade a um jornalismo mais digno e construtivo.

    ResponderEliminar
  2. Estás a ser ingénuo, parece-me.
    Ela não ficou nada contente com a decisão e a nível económico não é certamente a decisão mais correcta... De qualquer forma, a saída nesta altura também não favorece assim tanto o Primeiro Ministro. Aqui há gato, digo eu!

    ResponderEliminar
  3. Talvez esteja de facto a ser um pouco ingénuo. Deixei-me ludibriar com a sua saída, o que na minha opinião pessoal encaro de uma forma muito positiva. No entanto vou-me manter reservado relativamente a qualquer especulação sobre influência política, temo que assim seja, embora saiba perfeitamente que isso sucede. Afinal de contas quem influenciar os media a seu favor sairá sempre com vantagem.

    ResponderEliminar
  4. E o gato possivelmente prende-se em volta da tão polémica reportagem que iria passar hoje.. veremos se realmente a Manuela Moura Guedes terá sido afastada por pressão politica... ou por falta de ética profissional.
    Aguardamos expectantes para depois podermos comentar com certezas, mesmo que poucas.

    ResponderEliminar
  5. Pois... sobre o Freeport. Ainda irá para o ar?!
    Nunca pensei vir a assistir a censura no sentido literal da palavra e de uma forma tão descarada.

    ResponderEliminar
  6. Bem... O que tenho para dizer sobre isto é: Um profundo ataque feroz à imprensa e opinião pública. Se calhar a reportagem que a Manuela Moura Guedes tinha preparado pode ser um bom prinicipio para a próxima notícia de jornal: «Sócrates vota e vai preso»... Se calhar a credibilidade de «politiqueiros» como este demonstra o pouco respeito não só pelas funções públicas e privadas.
    Com isto tudo, o jogo ficou limpo para nós que somos do PSD, vamos vencer dia 27 de Setembro mesmo com ou sem maioria absoluta.

    ResponderEliminar
  7. Em jeito de conclusão do assunto, queria lembrar que, em casos como o da Casa Pia, a actuação dos jornalistas foi imprescindível, fundamental... Se eu fosse jornalista estaria, neste momento, com medo das reacções ao que escrevesse e do que isso poderia fazer à minha carreira. Iria escolher a dedo os temas que se poderiam e não tocar. Isto é perigoso e nada democrático!

    ResponderEliminar