quinta-feira, 29 de outubro de 2009

(Mais) Um novo Blogue!



Tempos dúbios, estes. Tempos em que quem é político, bom político, digo, assume-se como cidadão comum. Tempos em que os não políticos se assumem como políticos. Tempos em que se distingue política de politiquice, ou de politiqueira, ou de politiqueirada, entre outros adjectivos merecedores de Pulitzer.

Um político é um curioso. Para qualquer indivídiuo, a cultura geral e o saber são características determinantes para o sucesso, seja ele a que nível for. O político é por natureza curioso. Sente a necessidade absoluta de saber tudo sobre todos os assuntos; devora jornais, crónicas de opinião e entrevistas tentando estar sempre actualizado e vivendo atormentado pela certeza de que nunca estará.

Um político opina. Falo de uma criatura que tem opinião formada sobre todo e qualquer assunto que se lhe apresente. Isto acaba sempre por declinar sobre áreas de actuação específicas... desde a educação à cultura, passando pelo desporto e juventude, continuando pelas áreas sociais e relações externas... o político pensa algo, geralmente muito mais sensato do que quem o rodeia.

Um político é levado em linha de conta. O que não falta por aí são pessoas curiosas e opiniosas, sempre dispostas a dar uma palavra sobre todos os assuntos. Desde os "treinadores de bancada" até aos "peritos rodoviários", Portugal está cheio deles! Mas a opinião do político é, geralmente, considerada séria e informada e, portanto, levada em linha de conta.

Um político afecta a realidade circundante. Ele está informado sobre os assuntos, tem opinião sobre eles, é ouvido pelos seus pares e acaba, eventualmente, por ter poder de decisão. Alguém decidiu que era boa ideia construir a Praça do Comércio e séculos após a morte do decisor, lá se mantém ela. Não um hospital ou uma universidade... A Praça do Comércio.

Às vezes escolhe-se ser político, outras vezes não. Mas uma coisa eu sei. Portugal não precisa de mais políticos anódinos. Portugal precisa de políticos!
(este post foi publicado no novo blogue - "A Torre" - em: http://atorre.blogs.sapo.pt)

1 comentário:

  1. Não tenho dúvidas que serás uma grande senhora deste país.
    Força amiga…..nunca percas as tuas ideologias.
    Temos de mudar e melhor o nosso Portugal.

    Catarina Lusq.

    ResponderEliminar