terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Maus Hábitos == Má Gestão

Com as chuvas que tem caído ultimamente as barragens ficaram à sua capacidade máxima, ao chegarem a esta as suas comportas tem de ser abertas provocando em várias partes do pais imagens como esta que vos trago.

É verdade que a chuva é muita mas será que as autarquias locais estão a trabalhar como deveriam?

Vejo os funcionários das juntas e das câmaras, que tem o dever de manter os espaços públicos, a correr para ir desentupir valetas e sarjetas porque estas não escoam a água provocando lençois de água e poças imensas que fazem surgir "crateras" enormes nas estradas Não deveria ser este um trabalho de prevenção feito nos últimos meses de verão e continuamente nos meses de outono onde as folhas caem abundamente?

No que é espaço público podemos chamar à atenção das entidades que gerem o que é nosso, mas quem chama a atenção aos proprietários dos terrenos e serventias que não mantém (limpeza e desobstrução) do que é seu, provocando constantemente desabamentos de terras e de muros para o espaço público (estradas principalmente) e para as propriedades dos seus vizinhos.

Nos dois gestores destes espaços privados e públicos existe os mesmos problemas:
- não existe uma visão e gestão a médio / longo prazo, ou seja, não se antecipam os problemas preferindo-se "desenrascar" conforme aparece;
-As estradas, auto-estradas (muitas acabadas de fazer) não tem escoamento de água correcto o que provoca aquaplanagem mas ninguém é responsável por isto.
- nunca ninguém é responsável pela consequências do mau tempo, os muros caem mas os donos não tem culpa de não manter o que é seu, as poças aparecem mas as autarquias não tem culpa de não ter mandado limpar, a terra corre e fica amontoada para as estradas mas ninguém tem culpa;

Vamos mudar estes velhos hábitos e vamos todos trabalhar para a excelência e para a cidadania, porque se TODOS fizermos bem o que nos compete as coisas aparecem feitas e TODOS temos melhor qualidade de vida.

3 comentários:

  1. Infelizmente em Portugal existe muito o problema do "casa roubada, trancas à porta". Não existem uma mentalidade de prevenção, apenas a do "desenrasca" tão português. Como falas e bem, muitos destes problemas podiam e deviam ser resolvidos atempadamente.

    ResponderEliminar
  2. Ok, concordo com o ponto António - "Maus hábitos levam a uma má gestão."

    No entanto, uma má gestão também pode induzir maus hábitos na população local. Por exemplo, na Freguesia de Almargem do Bispo temos no dia de hoje, estradas danificadas, sujas e perigosas, sem que o "poder local" resolva essas dificuldades. E por outro lado, acaba por não sensibilizar as pessoas para um conjunto de práticas que visam a sua segurança.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o António. Um país com uma carga fiscal das maiores da Europa merecia outra atenção. Todos os Invernos é "casa arrombada; trancas à porta".
    O Luís lembrou-me o velho problema do cocó dos cães. Por melhor que se limpem os passeios, enquanto os donos dos cãezinhos não perceberem que têm mesmo de apanhar os respectivos cocós, nunca se conseguirá caminhar nas nossas ruas...

    ResponderEliminar