sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ainda as SCUTs



Nunca apreciei o conceito de "sem custos para o utilizador"; acredito mais no "utilizador pagador".

De qualquer forma, o PS ganhou as eleições com base no pressuposto de que as SCUTs se manteriam tal qual estavam. Foi a esse pressuposto que foi buscar a justificação para o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos, que provocou à altura o aumento brusco no preço final para o utilizador de combustíveis.


Falando de interioridade, regiões, e desertificação, não podemos simplesmente "meter tudo no mesmo saco". Assim, divido as auto-estradas portuguesas em dois grandes grupos e crio uma possível excepção a esta norma.


No 1º grupo incluo todas as auto-estradas que ligam o litoral ao interior ou que ligam cidades do interior, como por exemplo:

A25 (Aveiro - Vilar Formoso)

A23 (Torres Novas - Guarda)

A24 (Viseu - Chaves)


No 2º grupo teremos auto-estradas que cortam o país longitudinalmente e junto à costa ou as que servem os grandes centros urbanos, por exemplo:

A1 (Lisboa - Porto)

A2 (Lisboa - Albufeira)

A8 (Lisboa - Leiria)

Todas as auto-estradas da Grande Lisboa e do Grande Porto.


Excepção para a Via do Infante, que poderia ser portajada apenas durante a época alta (Junho a Setembro).


Com crise ou sem ela, o governo deve eleger como principal prioridade a protecção do interior do país, as condições de vida aí e a capacidade de desenvolvimento de tecido empresarial.

3 comentários:

  1. A23 e A24 estão trocadas. :)

    Já que falas em portagens, uma das pontes a 25 de Abril ou a Vasco da Gama não devia ser cobrada portagem, porquê? Não existe alternativa, ou acham que Vila franca de Xira é alternativa?

    Esteve mal Cavaco Silva em 1994, esteve mal em 1998 Guterres ao inaugurar a Vasco da Gama também com portagem, e está mal agora Sócrates.

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  2. Bem vocês esquecem que a IC19 é considerada a SCUT da Grande Lisboa e circulam milhões de carros por dia entre Sintra e Lisboa agora eu pergunto devem ser colocadas no mesmo saco que a A1, A2 ou mesmo a A8? Do meu ponto de vista não! Qual é a alternativa ao IC19?
    A16?... Essa não já é portajada!!!
    A5?... Essa não já é portajada!!!
    N9?... Essa não!!! Eu nunca mais saio dela para chegar a Lisboa!!!
    Então o que nos resta?... De Sintra a Lisboa precisa de ir a Algueirão-Mem Martins, Mercês, Rio de Mouro, Cacém, Massamá, Monte Abraão, Queluz, Venteira, Falagueira, Venda Nova e por fim Benfica... mas se querem cobrar portagens às SCUTS da Grande Lisboa, eu sou o primeiro subscritor a dizer NÃO ao IC19 portajada.

    PS.(D) - A título de esclarecimento: IC19 é designada por A39 no PNR criado pelo Governo Sócrates.

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  3. António,
    Em primeiro lugar, obrigada pela correcção. Já está alterado!
    Tempos houve, em que apenas se portajava as estradas que possuissem uma alternativa minimamente capaz. Hoje em dia, a situação económica é de tal forma grave, que se aplica a velha máxima, “os ricos que paguem a crise”. Justo ou não, para todos os efeitos, a Grande Lisboa é a zona mais rica do país.
    Quanto a alternativas, temos sempre os transportes públicos (barco, comboio ou camioneta). Não adoro, mas utilizo :)

    Miguel,
    Creio que querias dizer A37. Seria?! De qualquer forma, não me parece que portajar a IC19 esteja em cima da mesa, devido às suas características, traçado, volume de tráfego, etc.
    De qualquer forma, a questão não são as auto-estradas já portajadas, mas as SCUTs. Portaja-se todas? Apenas algumas? Diferencia-se residentes, eventualmente investindo em identificadores electrónicos?

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