Arrancou ontem a Universidade de Verão 2010!
Começou, assim, uma semana de aprendizagem - 30 de Agosto a 5 de Setembro - para cerca de uma centena de jovens.
Esta iniciativa decorre em Castelo de Vide e é com muita alegria que este ano sou uma das participantes, representando a secção de Queluz.
Ontem os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões aos oradores convidados para a sessão de abertura - Miguel Relvas, Pedro Rodrigues e Carlos Carreiras - e duas das questões que coloquei foram seleccionadas para o jornal diário JUV.
Deixo-vos, assim, com as questões que coloquei ao Secretário Geral do PSD, Miguel Relvas, e ao Presidente da JSD, Pedro Rodrigues, com as respectivas respostas.
Acompanhem esta iniciativa através do seguinte link:
No seu discurso de abertura da Universidade de Verão 2010 mencionou ser essencial o corte na despesa. A seu ver, quais são os cortes que deveriam ser realizados a curto prazo?
Miguel Relvas: Uma reestruturação profunda da Administração Pública central e local, extinguindo Institutos, Direcções Gerais e empresas municipais.
Uma administração mais rigorosa para ser mais eficiente, sem esquecer o combate ao desperdício e despesas inúteis como tem sido comprovado pelo Tribunal de Contas nas áreas da Educação, Saúde, etc.
Na tua opinião, que soluções para combater o desemprego dos jovens estão a ser ignoradas pelo actual Governo do Eng. José Sócrates?
Pedro Rodrigues: O Governo do Eng. Sócrates tem encarado o problema do desemprego jovem com uma indiferença preocupante.
Na campanha eleitoral de 2005 prometeu 150.000 novos empregos para os jovens. Em quatro anos e meio de legislatura, não só a promessa não foi cumprida, como o desemprego jovem aumentou brutalmente.
Na última campanha eleitoral o Eng. Sócrates prometeu resolver o problema do desemprego jovem através de estágios. Tem sido esse o modo como o Governo combate o desemprego mas este problema não se combate através de mais estágios, mas sim através da criação de estímulos à economia e de programas de apoio ao empreendedorismo jovem.
Sem comentários:
Enviar um comentário