terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Ditadura em Terras de Antas

Enquanto estava no meu Facebook, eu sou um «profissional» desta rede social, passando um dia inteiro a trabalhar e a ler, deparo-me com a atitude da Senhora D. Maria de Fátima Campos para com a nossa companheira, Helena Coelho. Além de se tratar de uma violação à liberdade de expressão, a Senhora D. Maria de Fátima Campos esquece-se de que ela mesma se encontra numa situação muito idêntica, relativamente aos julgamentos que se fazem às Mulheres do Irão…
Para quem não percebeu o que disse, no post escrito pela Helena Coelho sob o título «A Inevitável Resposta», eu vou esclarecer alguns detalhes adicionais:
Em primeiro lugar, relativamente ao tema dos postes de alta tensão da REN que a Senhora D. Maria de Fátima Campos «apregoa», eu fui observando e reparei que os referidos postes de alta tensão não pertencem EXCLUSIVAMENTE à Freguesia de Monte Abraão, mas sim exclusivamente às Freguesias de Massamá, Belas, Barcarena e São Marcos. Há alguns anos, numa reportagem da TVI, foi feita uma entrevista à Senhora D. Maria de Fátima Campos, num local que identifiquei não ser no Monte Abraão. Quando dei conta, comecei a fazer um exercício de memória em localização geográfica (dom que reconheço que sou bom), verifiquei e questionei-me: O que terá isto que ver com os Monte Abraenses? Nada! Isto é só uma «birrinha» da Senhora D. Maria de Fátima Campos para com a REN que, se calhar, está a cobrar demasiado pela electricidade no Monte Abraão ou em casa da Senhora D. Maria de Fátima Campos! Mas, ela esqueceu-se que a REN é «amiga do PS» e o PS ajudou muito a REN, para depois ver os escândalos que envolvem directa e indirectamente o Sr. Primeiro-Ministro…
Um conselho Senhora D. Maria de Fátima Campos, reveja os traçados dos cabos de alta tensão e depois peça desculpas públicas aos Monte Abraenses e aos Portugueses por usar os poderes públicos a favor dos seus interesses pessoais.
Em segundo lugar, relativamente ao incidente que ocorreu na Junta de Freguesia do Monte Abraão, devido a um ex-funcionário da Junta que é Campeão Nacional e Mundial de Artes Marciais e que apenas pediu a segunda via do seu contrato de trabalho, vindo a, alegadamente, sequestrar algum pessoal da Junta (a meu ver, tratou-se de uma armação da Senhora D. Maria de Fátima Campos). Por coincidência das coincidências, à mesma hora que o incidente aconteceu, estava eu na Assembleia da República a assistir à aprovação na Generalidade do Orçamento de Estado para 2011, que o PS «cozinhou»!
Não está em causa o despedimento do funcionário, se é que foi justo, o que está em causa é a atitude arrogante da Senhora D. Maria de Fátima Campos, ao ter ligado para o «seu amigo Comissário da PSP de Sintra», para prender um funcionário que apenas pediu um simples documento. A Presidente da Junta, segundo o que ficou documentado no jornal Correio da Manhã e no sítio da internet da TVI24, recusou-se a entregar a segunda via, bem como despediu o funcionário sem comunicar por escrito, conforme o que está previsto no Código de Trabalho.
Mas, «para bom entendedor meia palavra basta». A Freguesia do Monte Abraão tem cerca de 27 518 habitantes, dos quais 18 721 se encontram em idade activa, 7 883 são jovens residentes, 1 534 são desempregados. Dentre estes desempregados, 712 são jovens, 379 têm o 9º ano, 302 têm o 6º ano, 301 têm o 12º ano e 167 são licenciados. Como pode uma Junta de Freguesia governar impondo esta ditadura?.. É agredindo os seus fregueses que se constrói uma freguesia?...
Pelo que me parece, este ex-funcionário pratica Artes Marciais no Centro Shotokai de Queluz! Então, a Senhora D. Maria de Fátima Campos trata, desta forma, fregueses que ainda lhe trazem taças e mais um pouco de visibilidade à Freguesia?...
Um conselho, não exclua os seus fregueses! Sejam eles atletas ou simples cidadãos.
Em terceiro lugar, falei no perfil de Facebook da Junta de Freguesia do Monte Abraão… Eu não sou contra que nenhuma Junta de Freguesia, nenhuma Câmara Municipal ou nenhuma entidade pública do Estado esteja nas redes sociais. Até acho muito bem. Só aproxima ainda mais os cidadãos às suas entidades públicas nacionais! Não é patriotismo, é uma melhor comunicação entre pessoas e Estado! Mas, usar os meios de comunicação corporativos da Junta de Freguesia para publicar cartas emitidas por Conselheiros Nacionais de um partido político é, no mínimo, uma falta de respeito pelos fregueses. Que eu saiba, as Juntas de Freguesia são suprapartidárias e não vejo com bons olhos este tipo de comportamentos por parte da Gestão de Conteúdos Multimédia da Junta de Freguesia (que por coincidência é a própria Presidente da Junta de Freguesia). Se fosse freguês do Monte Abraão, na próxima Assembleia de Freguesia apresentava uma denuncia pública com um pedido de esclarecimentos ao Executivo da Junta, visando saber quais os motivos que levam uma Junta de Freguesia a emitir pareceres sobre processos judiciais que ainda não foram resolvidos e que ainda podem, novamente, envolver o actual Primeiro-Ministro nos casos Freeport e Face Oculta. As vidas internas dos partidos são para os militantes e não para todos os fregueses.
Mas, para meu espanto, depois dos incidentes ocorridos com a Helena Coelho e a Greve Geral de 24 de Novembro, a página de Perfil do Facebook da Junta de Freguesia de Monte Abraão DESAPARECEU! No sítio da internet da Junta de Freguesia do Monte Abraão ainda existe a hiperligação do Facebook da Junta, mas continua a mesma mensagem: «A página que pediste não foi encontrada.» Será que se trata de uma forma de repressão, por parte da Junta de Freguesia, por eu ter levantado a questão? O mais engraçado de tudo é a Senhora D. Maria de Fátima Campos omite os seus comentários para muitos portugueses que contestam as suas atitudes! Isto é, no mínimo, BIZARRO! Para não dizer estranho...

Agora, é uma atitude democrática?...

É por essas e por outras que continuo a afirmar: «Reina a DITADURA em Terras de Antas…»

2 comentários:

  1. Por acaso, dei com este blogue, que eu nem sabia que existia e nem acreditei no que li. Como é possível, alguém dizer tanto disparate, denotando uma completa ignorância relativamente aos temas que aborda? Nem sequer me vou dar ao trabalho em repor a verdade, mas lamento SINCERAMENTE que se escrevam tamanhas barbaridades, sem antes tentar esclarecer-se. Tenho pena dos jovens que pensam que sabem tudo e afinal nada sabem. Falta de humildade.
    Talvez seja por ser como sou, que a população de Monte Abraão me elege, pelo 4º mandato consecutivo, sempre com maioria relativa, este último com maioria absoluta. E o PSD a perder votos, de mandato a mandato. Porque será??
    Fátima Campos
    Presidente JF Monte Abraão e autarca há 18 anos.

    ResponderEliminar
  2. Senhora D. Maria Fátima Campos, disparates é o que a senhora faz constantemente. Ignorância? Vamos lá esclarecer: Acha bem que fazer desaparecer perfis de Facebook da Junta de Freguesia é correcto? Acha bem que colocar a foto da sua neta nos meios de comunicação corporativa da junta de freguesia? Acha bem dizer que o Clube Atlético de Queluz, Real Sport Clube e o Teatroesfera são colectividades desdportivas e culturais da Freguesia do Monte Abraão como apresenta no sítio da internet da Junta de Freguesia?
    Sabe uma coisa, eu tenho pena que os Jovens Socialistas acreditem tanto num partido como o PS que criou mais precários em Portugal, que criou mais desempregro entre os jovens e que têm tanta humildade como o Primeiro-Minstro faz! Sabe o que lhe digo, a população do Monte Abraão não acredita em si! Não há jovens, não há dinanismo e segurança na Freguesia! Pode o PSD perder votos mas quando a Senhora sair Junta de Freguesia o PSD irá ganhar as eleições no Monte Abraão!
    Pode ter maiorias, mas é perverso usar as maiorias para gerir como você quer! E não como os seus freguesias querem!
    Se quer mais evidências, um dia mostro o que você faz constantemente na internet usando os meios da Junta de Freguesia.

    ResponderEliminar