terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cartão de Cidadão nas Eleições Presidenciais 2011


Mais uma vez participei activamente no processo eleitoral fazendo parte da secção de voto G-1 de Dª Maria, da freguesia de Almargem do Bispo.

Se nas outras eleições havia sempre o problema de encontrar o respectivo eleitor somente com o BI ou com a carta de condução, nestas últimas levantou-se o problema do cartão do cidadão CC!!!

O CC deveria fazer parte do programa Simplex mas actualmente isso não se verifica. Porquê? A ideia é informatizar o processo para se aceder rapidamente aos dados dos cidadãos, mas na prática usa-se ainda o velho processo de encontrar os dados do mesmo em resmas de folhas impressas (bom para o ambiente não é?) pois leitores de cartões é uma miragem nos serviços públicos quanto mais nas mesas de voto.

Ocorreram vários problemas:

- Pessoas que pediram o CC e que não mudaram de morada foram: recolocadas em outras secções de voto, não constavam nas listas da freguesia...

- Apareceram casais recém casados ou que mudaram recentemente de residência e que foram tratar do cartão no mesmo dia e um vota numa secção e o outro noutra (mesmo em outros concelhos).

Sei que o processo de mudança custa sempre e nunca é perfeito, mas não ponderarem antecipadamente estas situações é má gestão!!!

Claro que neste processo quem ouvia comentários menos correctos eram os elementos da mesa como se estes tivessem culpa... Não houve um único pedido de reclamação, o povo Português continua a reclamar com quem está "ao balcão" mas escrever para que seja oficial a sua queixa é "para quem têm tempo". Assim fica tudo na mesma...

Sem comentários:

Enviar um comentário