domingo, 14 de fevereiro de 2010

Investigação Jornalística

A comunicação social ganhou um papel fundamental na nossa sociedade, sendo até designada como “o quarto poder”.
Apesar das obrigações deontológicas inerentes à classe profissional, o facto de o jornalista descobrir algo que se encontra em segredo de justiça não revela um mau trabalho seu, revela sim problemas no sistema judicial.
Um bom trabalho de investigação jornalística não deve nunca ser penalizado. A liberdade de expressão atribuída à classe jornalística traduz-se num direito que todos os cidadãos têm a ser informados. Se o primeiro-ministro do país é corrupto e o jornalista tem acesso a provas disso, ele tem o dever de informar e nós temos o direito de saber.
Lembremos casos como o “Processo Casa Pia” que nunca teria chegado sequer aos tribunais, não fosse pelo trabalho de investigação levado a cabo por uma jornalista.
Não podemos tolerar que se vire o tabuleiro de jogo contra o profissional que desempenhou a sua função. A discussão deve centrar-se no facto revelado e não no direito a revelá-lo.

1 comentário:

  1. Se a liberdade de expressão é um direito fundamental de um estado de direito, esta não pode estar acima da justiça.
    Se o segredo de justiça já não existe na pratica, e se o jornalismo de investigação obtêm informações, mesmo que de formas licitas de algo sobre este segredo de justiça, não é pela liberdade de expressão em si que um jornal pode desprezar ordens de um tribunal.
    Espero que o semanário Sol sofra punições exemplares por ter desrespeitado a providência cautelar, que espero que tenha sido entregue de acordo com a lei.
    Tratam-se dois planos completamente diferentes, o aspecto legal e o politico. No actual contexto politico espero que o Primeiro Ministro José Sócrates venha a publico esclarecer a situação.
    Como não há inocentes, convém lembrar a campanha do jornal Publico na questão da licenciatura do Eng. (técnico ou não) José Sócrates, esta campanha depois da discussão em praça pública das suas orientações sexuais, tivemos o caso Freeport já arquivado em Inglaterra, e o jornal nacional para quem estudou o que é jornalismo era tudo menos o que se aprende nas escolas do que é o jornalismo.
    Se o Sol pode publicar para vender, pergunto-me como aguentou estes anos todos sem vender, e será o Eng. Belmiro de Azevedo um santo benemérito que ano após ano perca dinheiro com o jornal Publico sem tirar nenhum benefício dele?

    ResponderEliminar