terça-feira, 27 de julho de 2010

Pré-Bolonha e Pós-Bolonha - Uma Opinião


Tarda mas não falha!
Um pouco por todo o lado cresce a revolta dos licenciados pré-Bolonha, por precisarem de estudar para que lhes seja conferido o grau de mestres.

Dir-se-ia que os grandes prejudicados seriam os abrangidos pelo Processo de Bolonha, despejados no (já de si) difícil mercado de trabalho com responsabilidades acrescidas (afinal, são mestres), mas sem a bagagem necessária. Não! Parece que os grandes prejudicados somos nós, alunos pré-Bolonha.
Posso concretizar no meu exemplo pessoal. Procurando o grau de mestre, duas hipóteses surgem. Por um lado, em apenas um ano e por metade do preço, poderia tirar o mestrado na mesma faculdade onde me licenciei, num curso redundante, que nada traria a mais ao meu conhecimento, mas que num truque de magia chiclete poria o almejado cartaz na parede.

Por outro, poderia igualmente sentir uma lacuna na minha formação, derivada do trajecto profissional imprevisível à época da licenciatura, que me force a procurar formação séria. O grau de mestre é um agradável bónus.

Pessoalmente, mais uma vez, optei pelo segundo. Começo em Setembro.

O mestrado deve surgir no seguimento da vontade de estudar e da sede de saber. Bem sei que, hoje em dia, um indivíduo com o 9º ano pode passar a ter o 12º apenas por conseguir escrever a sua biografia em sessenta páginas. Também sei que, um aluno da faculdade que estude os mesmo anos que eu estudei, sai com um mestrado. Mas, sobretudo, sei que o que deve ser substituído é a cultura do grau académico pela cultura do saber e, mais que isso, do saber fazer.

2 comentários:

  1. Já que falamos nos exemplos pessoais, tive o mesmo dilema, e fiz a mesma escolha, mas dei comigo a pagar um mestrado pós-bolonha a preço pré-bolonha, com conteúdos pré (já existia nos mesmos moldes) com colegas pós e pré. Mas o que me deixou mesmo fulo com o meu mestrado, pago como mestrado pré-Bolonha foi ter as regras patetas dum mestrado pós-Bolonha, e que ao contrário do que se passava com o pré-Bolonha, não é o suficiente para entrar na carreira docente universitária. Ao contrário do que se passava, agora só se entra com grau doutor.
    Mas parabéns e sucesso no teu mestrado.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar